Um Ato Avaliativo do Professor de Educação Física







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO DE JESUS CONCEIÇÃO DA SILVA;
IAGO PIMENTEL DOS SANTOS;

JOSENITO SILVA SANTANA;
VAGNER DIAS DOS SANTOS.









MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DIRECIONADO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
(Um Ato Avaliativo do Professor de Educação Física).























Tucano/Ba
2017

FRANCISCO DE JESUS CONCEIÇÃO DA SILVA;
IAGO PIMENTEL DOS SANTOS;

JOSENITO SILVA SANTANA;
VAGNER DIAS DOS SANTOS.


                                                                                                   
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DIRECIONADO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
(Um Ato Avaliativo do Professor de Educação Física).








Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física (noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Metodologia Científica; Medidas e Avaliação em Educação Física; Metodologia do Ensino da Natação; Fundamentos do Treinamento Desportivo; Projeto de Pesquisa em Educação Física; Seminário da Prática: Tópicos Especiais.

Orientadores: Mario Balvedi, Márcio Teixeira, Thiago Camata, Túlio Bernardo Macedo, Alfano, Raphael Gustavo Testa.









Tucano/Ba
2017
2.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR................................................................................................................... 2
2.2. CRIAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.................................................................................. 6
2.3 FORMA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR..........................................................................10







1.  INTRODUÇÃO

No decorrer de nossa vida, avaliamos e somos avaliados diante da vida e das evidências encontradas no mundo a nossa volta. Submetemos pessoas e somos submetidos a constantes averiguações que, na maioria das vezes, norteiam nossas decisões, nossos desejos e sonhos. Segundo Bento (1987), a avaliação se orienta em dois sentidos dominantes: definição do estado alcançado e precisão dos planos. Isso implica uma análise temporal, ou seja, retornarmos à questão do olhar: em que momento é identificado a ação avaliativa dentro do contexto? Para uma compreensão não estagnada de avaliação, um redimensionamento da noção de planejamento de intervenção merece ser refletido. Porém, se transcendermos nossa abordagem para uma atitude reflexiva com relação ao planejamento, podemos identificar que a interação construtiva entre o ato de prever e a ação planejada redimensiona o processo. Isso torna o trajeto dinâmico, “quebrando” a noção linear do próprio planejamento, pois depara com a diluição dos resultados. Nessa perspectiva, a análise de Luckesi (1992, p.125) pode clarear nossa visão: “a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação”. Na Educação Física escolar a avaliação é, igualmente, um diagnóstico, portanto, deve ter o intuito de detectar possíveis falhas no processo ensino aprendizagem. Já para Luckesi (1998), o ato de avaliar tornou-se tão importante que o processo pedagógico passou a girar em torno dos resultados; a avaliação deve, assim, ser usada como instrumento fornecedor de informações significativas para a aprendizagem do aluno, auxiliando-o no seu crescimento e desenvolvimento; portanto, deve ser um ato amoroso.
        Segundo o autor o Perrenoud (1999, p. 9) aborda a avaliação como sendo uma forma de “privilegiar um modo de estar em aula e no mundo, valorizar formas e normas de excelência, definir um modelo, aplicado e dócil para uns, imaginativo e autônomo para outro”. Sem o intuito de questionarmos concepções pessoais e valorativas dos autores citados, assim, podemos perceber que, nessas definições, a relação conceito-objetivo está estabelecida na compreensão e assunção de uma realidade, que se compõe o contexto da dimensão de mundo do avaliador e da ação política de um projeto pedagógico.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
A avaliação tem que acontecer durante todo o processo de ensino a partir de atividades, indagações durante as aulas, entre outros modelos de métodos. Na minha concepção a avaliação além das atividades realizadas nas aulas de também há a avaliação final do conteúdo, esta pode ter nota máxima de 10,0 e o mínimo para aprovação ser 5.0. Porém o desfecho do processo é diferente, o professor não está interessado em saber se o estudante decorou ou, não o, importante para este docente é saber se este compreendeu o conteúdo.  Se no momento da avaliação o educando não atinge o esperado, é a partir do erro deste que o professor fará uma análise do processo, dará a oportunidade para que o aluno perceba o que errou e usar essa ação equivocada para refletir sobre e buscar novas soluções para o problema. De acordo com o Macedo (2005, p. 104). “a função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajuda a interferir ativamente em uma situação em curso ou que está sendo planejada”.  Luckesi (2011, p. 29) ainda argumenta que:
O investimento necessário do sistema de ensino é para que o educando aprenda e a avaliação está a serviço dessa tarefa. Os exames, por serem classificatórios, não tem essa perspectiva: a sua função é de sustentar a aprovação ou reprovação do educando [...].

Portanto é necessário que nós educadores percebam e invistam mais na aprendizagem da avaliação é claro o método avaliativo dentro dos padrões seguindo PPP – Projeto político Pedagógico da escola.  Avaliação escolar na educação física é um instrumento do qual o professor utiliza para averiguar o conhecimento que o aluno já possuí sobretudo determinado assunto ou conteúdo, e também o construído durante as aulas de Educação Física.
O professor verifica se está ou não havendo aprendizagem. Para tanto, há três tipos de avaliação que podem ser utilizadas, estas são: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa. Nestas dimensões nós apresentaremos a conceituação destas, em seguida as três formas de utilização dos resultados mencionados pelo Luckesi (2011).
Avaliação diagnóstica é a avaliação realizada antes de o professor abordar um determinado, contudo. Ela também possibilita ao docente saber o real conhecimento que os educadores possuem sobre este assunto e assim adequar a sua intervenção com instrumentos de apreensão.
Avaliação formativa é avaliação realizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem de um determinado conteúdo.
Avaliação somativa é avaliação realizada ao final do ensino de um determinado conteúdo, no sistema escolarização são ou não mais utilizada, porém tal forma de avaliação relega o conhecimento inicial e também o processo ocorrido. De acordo com nossa concepção sabemos que avaliação não resolve os problemas de aprendizagem ela identificada se os resultados são ou não satisfatórios. A avaliação escolar deve ser extraída do Projeto Político Pedagógico da escola, pois é nele que será definido o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
 Em relação à disciplina Educação Física, a avaliação deve ser enfocada no sentido de verificar se os alunos construíram e reconstruíram conhecimentos, promoveram a interação entre o fazer e o saber fazer, reflexões sobre o seu corpo e possibilidades de movimentos. Sendo assim, a avaliação na Educação Física tem um caráter no processo reflexivo como sujeitos do seu próprio desenvolvimento, inseridos no contexto de sua realidade social, em relação à motricidade nas aulas e em construção do seu próprio conhecimento. Segundo a LDB 9394/96, artigo 1. A educação deve compreender os processos formativos constituintes na vida social, no meio em que vive, em seu trabalho e em diversas manifestações culturais presentes na sociedade. De acordo com Bausas Junior (2010), a concepção mais atual de avaliação em educação abarca o processo e não apenas os resultados finais. A atribuição da nota poderá ser feita com base nos resultados obtidos em diversos tipos de exercício, em trabalhos e provas escritos e na elaboração de um Projeto.
A avaliação nas aulas de Educação Física deve ser diversificada, instruindo o aluno a vivenciar as atividades propostas pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e pelo Projeto Político Pedagógico da escola a uma compreensão maior das suas habilidades motoras e de sua prática corporal. A avaliação, nesse contexto, tem uma função quantitativa e qualitativa. Quantitativa quando são usadas informações numéricas obtidas através de testes e provas, já a qualitativa tem como objetivo obter informações, a partir de observações com bases documentadas, diálogos, discursos, atitudes e gestos observados pelo professor. Sendo assim, a avaliação quantitativa não pode ser considerada sem a qualitativa, pois uma complementa a outra. De acordo com os PCNs (BRASIL, 2001), a avaliação na Educação Física Escolar deve superar os aspectos biofisiológicos, sendo que a avaliação integral do aluno é priorizada, buscando verificar os avanços nas dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais. Desvendar o paradigma de uma avaliação na aula de Educação Física, requer conhecimento mútuo, sobre estruturas físicas, psíquicas, motoras e principalmente sociais, de maneira que a partir desse conhecimento e respeitando as diferenças individuais o professor designará um melhor método a ser avaliado. A metodologia o estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória.
     Os processos avaliativos incluem aspectos informais e formais, concretizados em observação sistemática/assistemática e anotações sobre o interesse, participação e capacidade de cooperação do aluno, auto avaliação, trabalhos e provas escritas, testes para avaliação qualitativa e quantitativa de habilidades e capacidades físicas, resolução de situações problemáticas propostas pelo professor, elaboração e apresentação de coreografias de dança, exercícios ginásticos ou táticas de esportes coletivos, etc. Evidentemente, os instrumentos e exigências da avaliação deverão estar em sintonia com o nível de desenvolvimento dos alunos e o conteúdo efetivamente ministrado. É necessário que a avaliação inclua, ao longo do ano, várias dessas estratégias. É importante informar ao aluno quais são os momentos de avaliação formal, e quais aspectos serão avaliados e transformados em conceito. Por achar que a avaliação é de suma importância para a educação escolar, o professor precisa usar de todos os métodos avaliativos (qualitativo e quantitativo) para favorecer a aprendizagem dos educandos. Nesse processo, vários questionários devem ser feitos, Para quê avaliar? Segundo Luckesi (1986) e Enguita (1989):

 “A avaliação tem duas funções básicas: diagnóstica, para detectar o estágio de desenvolvimento e aprendizagem do aluno a fim de extrair consequências para o próprio processo de ensino e, portanto, avaliá-lo; e classificatória, para hierarquizar os alunos, e servir também como um dos critérios de promoção. Contudo, é preciso atentar para que essas funções não escondam pura e simplesmente uma intenção de controle sobre os alunos (Gimeno, 1988).

A avaliação pode ser definida como um julgamento de valor, que se baseia em dados relevantes para a tomada de decisões (Luckesi, 1978; Gimeno, 1988).

 A atribuição de conceitos implica um julgamento da qualidade do trabalho dos alunos, que se dá por meio de informações sobre eles, e da percepção genérica sobre o seu desempenho global. A metodologia de ensino adotada pelo professor é determinante, em grande parte, dos indícios selecionados pelo professor como relevantes para, por meio deles, chegar a um julgamento. A mediação, que transforma as informações disponíveis (geralmente condutas ou trabalho materialmente observável) em conceito bimestral, é um processo cognitivo-profissional peculiar a cada professor, cujos critérios são de difícil explicitação, porque envolvem crenças e valores”. (Gimeno, 1988).

O professor de Educação Física que é o dono de uma condição privilegiada para avaliar por critérios informais e formais, pois o interesse, capacidade geral e comportamento do aluno tornam-se muito evidentes nas situações de aula, pela natureza de seus conteúdos e estratégias. Por isso, esses critérios são comumente usados na Educação Física para a atribuição do conceito. Ser capaz dessa reflexão é talvez mais importante do que dominar instrumentos técnicos de medida sofisticados, porém no mais das vezes, irrealizáveis na prática. Uma certa formalidade pode ser agregada a esses critérios mediante a utilização de fichas de observação ou anotações assistemáticas. Por isso, esses critérios são comumente usados na Educação Física para a atribuição do conceito. Quanto ao que avaliar, especialistas em avaliação apontam que os professores utilizam critérios informais para avaliar seus alunos como interesse, capacidade geral, comportamento, qualidade e limpeza do trabalho, etc. (Enguita, 1989).
 “Especialmente, o professor é influenciado pelo comportamento do aluno, medido pelos parâmetros das exigências da instituição, e da necessidade de manter a ordem da classe. Por isso, recomenda se que se especifique a que se refere o conceito – separando o que é cognitivo do que é não, cognitivo”.

No que se refere ao planejamento da ação avaliativa, Kiss (1987) apresenta uma sequência que considera fundamental para operacionalização de uma avaliação pode se compreender que a avaliação, por mais estratificada que seja, compõe-se não somente de um universo técnico é necessário. Um aspecto essencial é reconhecer que os valores que sustentam as formas de educação, as quais congregam os estilos de avaliação, explicitam as atribuições de um projeto político-pedagógico.

2.2. CRIAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.


O futebol no Brasil proporciona vários benefícios e transtornos principalmente na área da educação física onde normalmente é solicitado, fato esse consolidado com a importância que o mesmo possui em nosso país. Além da grande obsessão que nossos alunos do Ensino Fundamental II tem por ser tornar um grande jogador de futebol, sonhando com fama e dinheiro. Fazendo que o tema tenha um grande papel nas aulas de Educação Física Escolar, devido a influência e a importância social que tema tem com os futuros cidadãs de nosso país. O futebol é um esporte mundialmente popular e extremamente apaixonante, possui várias histórias sobre seu surgimento na sociedade, a partir de uma extensa pesquisa foi possível verificar vários relatos sobre sua origem.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p. 36) propõem que as relações que se estabelecem entre Saúde e Educação Física são perceptíveis ao se considerar a similaridade de objetos de conhecimento envolvidos e relevantes em ambas as abordagens. Dessa forma, a preocupação e a responsabilidade na valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal, ao cuidado do corpo, à consecução de amplitudes gestuais, à valorização dos vínculos afetivos e a negociação de atitudes e todas as implicações relativas à saúde da coletividade, são compartilhadas e constituem um campo de interação na atuação escolar. A aprendizagem consiste na alteração de um comportamento em que o indivíduo se encontra no espaço ou na escola principalmente nas aulas de Educação Física.
No contexto da modalidade esportiva coletiva o futebol, sempre implica tanto em mudanças nos aspectos motores quanto em aspectos cognitivos do desempenho durante a realização das atividades trabalhadas pelo o professor faz durante seus alunos nas aulas Educação Física. Com isso, o desempenho esportivo, nessa modalidade, é colocado em prática num ambiente aberto sob várias condições de coletividade, por esta característica do jogo podemos citar o jogo da queimada maluca que pode ser trabalhado no ambiente escolar com intuito e é considerada um processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento motor e cognitivo.
Para uma avaliação adequada no futebol devemos ter critério apurado na escolha dos testes a serem aplicados, buscando pelos que tem relação direta com a especificidade da modalidade e a motivação estimulada pelo avaliador deve ser constante (SANTI MARIA & CAMPEIZ, 2013). O Futebol exige força, velocidade, agilidade e uma ótima capacidade de realizar atividades em alta intensidade com pouca recuperação entre as ações do jogo, além de uma composição corporal que permite o alto rendimento (SANTI MARIA & CAMPEIZ, 2013). No processo de ensino-aprendizagem no futebol escolhemos método avaliativo diagnóstico porque visa em colocar o aluno diante da própria experiência já vivida ou vai presenciar sendo assim no ponto de. Assim a combinação desse método avaliativo parece ser a forma apropriada, tendo como ponto crucial o momento que deve ser introduzido um determinado tipo de atividade a ser trabalhada com os alunos do ensino fundamental II.
Na realização deste estudo a faixa etária para ingressar a modalidade futebol sendo adequado do ensino fundamental por que no estudo de Berleze (1998), com crianças de 8-10 anos, em relação à preferência dos motivos para a prática de atividades motoras na escola, para o sexo feminino os mais citados foram de ordem interna, relacionados ao ego, onde o divertimento e a distração ser os mais relevantes para este grupo, e para o sexo masculino foram de ordem relacionada com a tarefa, onde o prazer pela realização do movimento, o gosto pelo esporte e a aprendizagem de movimentos novos foram os mais relevantes, estes achados corroboram com os encontrados no presente estudo.
Busca também, principalmente, do divertimento, da alegria e do prazer; a criança se preocupa muito com a sua saúde, portanto, ela vai à busca de um hábito de vida saudável para adquirir ou manter mais saúde, força e desenvolver um bom preparo físico; a criança também quer aprender e aprimorar novas técnicas e habilidades esportivas; ela vai ao encontro de seus amigos e, também, no intuito de fazer novas amizades; gosta de participar e fazer parte de um grupo esportivo é nesta fase que  o alunos desenvolve suas habilidades motoras e cognitivas dentro do contexto escolar sendo assim possível trabalhar com Modalidade esportiva Futebol sendo assim  Weinberg e Gould (2001) relatam que a amizade é para as crianças um motivo importante, quando relacionado à prática esportiva.
Avaliação diagnóstica na modalidade esportiva e o futebol
A avaliação diagnóstica é consistente na utilização de toda complexidade e dinâmica do conteúdo já aprendido pelo menos o conceito. Nada mais é do que uma análise dos pontos fortes e fracos do indivíduo ou da turma, em relação a um a  determinada característica. Esse  tipo  de  avaliação, comumente efetuado no início do cronograma, ajuda o profissional a calcular as  necessidades  dos indivíduos  e,  elaborar  o  seu planejamento  de  atividades,  tendo  como  base  essas  características  o u,  então,  a dividir  a  turma  e m  grupos  (homogêneos  o u  heterogêneos)  visando  facilitar  o processo de assimilação da tarefa proposta. A estrutura de ensino proposta pelo modelo de avaliação e de aprendizagem de determinados fundamentos investe no desenvolvimento do jogo como um todo através da capacidade de descoberta pelos conhecimentos já adquirido.
A avaliação diagnóstica nesta modalidade esportiva deve ocorrer em diversas etapas, tendo característica de diagnóstico, identificando os pontos positivos e negativos de cada aluno. Já que permite a participação de todos os elementos envolvidos, como o movimento, a reação, percepção, ritmo e outros a motivação. Nessa visão, avaliação diagnóstica é visto como descobrir o que os alunos já sabe sobre o determinado conteúdo, tema e modalidade esportiva, isto é, o ensino do jogo formal complemente já o professor deve estar atento para a realização correta de uma atividade e também como um aluno e o grupo formam equipes, montam um projeto e agem cooperativamente durante a aula avaliar os alunos quanto a participação, cooperação e competição.
Avaliar quais atitudes individuais e coletivas estão acontecendo nas aulas durante a realização do jogo a queimada maluca. Na nossa concepção como acadêmico e futuros professores de Educação Física este jogo.  A prática esportiva do futebol é iniciada antes mesmo de haver contato com a escola. As crianças se deixam influenciar pelo gosto dos pais, jogam futebol quando crianças, brincam e se divertem antes mesmo de conhecer regras e atitudes que se deve ter em campo. Iniciar esportivamente uma criança no futebol, não significa ensiná-la a chutar, a fazer gols e a correr. Significa incentivá-la a saber trabalhar em equipe, ter disciplina, conhecer as regras do jogo e respeitá-las. Além de ensinar conceitos sobre o jogo, a prática do futebol a prepara para a vida. Enquanto pensa-se que é uma atividade lúdica, a criança aprende vários conceitos que usará para toda a sua vida nas aulas de iniciação esportiva.
2.3 FORMA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR.

ENTREVISTA 1 COM O PROFESSRO REGENTE:

1º Qual é o método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
R: O método que utilizo é o processual feito diariamente nas aulas sejam práticas ou teóricas. Eu trabalho com 4 instrumentos de avaliação, geralmente 2 avaliações escritas, 1 prática e 1 com um cunho mais qualitativo.
2º O método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição escolar?
R: Na escola que ensino nós temos um cuidado que eu considero extremamente importante para um ensino de qualidade, no início de cada etapa explico para os alunos quais são os instrumentos de avaliação que serão aplicados no decorrer do ano letivo. Cada faixa etária tem seu nível de aprendizagem para a iniciação esportiva e é necessário que o professor adeque seu método de acordo com a série e com o nível de aptidão dos seus alunos.
3º Após, aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise, por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados para pautar suas ações na elaboração da aula?
R: Obviamente que a análise de dados é fundamental não só para o professor, mas também para a direção da escola e coordenadores para que eles possam ter um embasamento para cada reunião que for oferecida, discutindo melhorias e resoluções de problemas. Os dados são analisados durante todo o ano letivo através da avaliação diagnóstica e o uso da metodologia sistêmica através de números, gráficos, fichas individuais, para que possamos analisar o desenvolvimento dos alunos.

ENTREVISTA 2 COM O PROFESSRO REGENTE

1º Qual o método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
R: Os instrumentos avaliativos devem ser os mais diversificados possíveis. Entre eles podemos citar: provas, pesquisas, apresentação, auto avaliativo, ficha de registro.
2º O método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição escolar?
R: Sim
3º Após, aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise, por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados para pautar suas ações na elaboração da aula?
R: Sim. Instrumentos de avaliação devem ser diversificados para que não haja a supervalorização do desempenho dos alunos nas atividades que exigem habilidades motoras. A concepção de acumulação abarca o processo e não apenas os resultados finais.
Segundo Mendes et al. (2007) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, propõe no seu artigo 24 um modelo de avaliação escolar com caráter contínuo e cumulativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados adquiridos ao longo do período sobre as eventuais provas finais. Assim como os demais componentes curriculares, a avaliação em Educação Física tem suas características e dificuldades na concepção nossa, o professor preocupa-se em transmitir conhecimentos ao aluno, que por sua vez aprende de forma passiva; através de uma prova atribui-se ao aluno uma nota fria verificando apenas habilidades cognitivas sendo que temos que analisar as habilidades motoras. A avaliação contínua e processual e diária é vantajosa porque permite ao professor acompanhar todo o desenvolvimento dos seus alunos e porque ele, ao fazer esse acompanhamento, terá de anotar todas as observações feitas sobre a sua turma, obtendo, ao final do ano, um relatório completo. Assim, se alguém tiver uma certa dificuldade no início da aula e, ao final, conseguir um pequeno crescimento, o objetivo dessa aula para ele será considerado atingido. Já que avaliação nas aulas de educação física é um dos momentos essencial no processo de ensino e de aprendizagem, que não pode estar desvinculado dos outros aspectos que a integram.
Para Luckessi (1999), avaliar é realizar o julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Na disciplina de educação física envolvendo os método de ensino aprendizagem e avaliativo podemos observar que a avaliação deve ter caráter significativo dentro do contexto faixa etária dos alunos e como deve ser trabalhado os conteúdos qual método a ser aplicado nas aulas de educação física como objetivo de verificar se o aluno construiu, reconstruiu  e relaciona e aprendeu conhecimentos, se promoveu a interação entre o fazer e o saber fazer, seus feitos e efeitos com relação e coordenação motora.
3.    CONCLUSÃO

As narrativas dos autores pesquisados e colaboradoras deste estudo não apenas forneceram possibilidades de avaliar as aulas de Educação Física, mas de questionarmos o próprio estatuto epistemológico de que trata essa disciplina. Sinalizam, com isso, a necessidade da Educação Física, como componente curricular, avaliar o processo ensino e aprendizagem e se avaliar, privilegiando o fazer com ao invés do falar de e escrever sobre.
De maneira colaborativa e co-participativa, são esses instrumentos favorecem o processo de reflexão sobre e para a ação, permitindo uma análise da realidade, bem como a projeção de novas ações centradas no ensino e na aprendizagem. Fornecem indícios do modo como os praticantes se apropriam dos saberes escolares com a modalidade esportiva que escolhemos.
As análises avaliativas abordadas neste estudo reforçam a necessidade de avaliar o aluno diante das aulas de educação física com o intuito de dar visibilidade às práticas avaliativas de avaliador, uma vez que elas podem projetar a contribuição da Educação Física na escola, o que se ensina e se aprende, o que se aprende com o que se ensina, bem como os objetivos que constituem as práticas pedagógicas dos professores e as apropriações realizadas pelos alunos na relação com o saber.
 Observou-se que apesar a avaliação na educação física escolar promove uma observação quanto a aplicação dos conteúdos, tema e atividades e que acarreta no fato de estabelecer objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação diferenciados ao decorrer da aula. Para que tal conhecimento possa ocorrer é de suma importância que o professor de Educação Física sempre esteja se capacitando e procurando observar sua importância no processo avaliação.













4.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



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