TRABALHO EM GRUPO – ENTREVISTA
COM O PROFESSOR REGENTE DA ESCOLA DA REDE ESTADUAL
1ª Momento: Descreva baseado
em pesquisa em sites da internet, livros ou revistas da área, sobre quais são
os aspectos técnicos/tático e físico especifico da modalidades de lutas e artes
marciais.
Nessa etapa deve constar:
a. Apenas modalidades de lutas
e artes marciais que são modalidades olímpicas.
b. Os componentes das
capacidades motores existentes na modalidade de lutas e artes marciais.
2ª Momento: Vá até uma escola
da sua região, procure o profissional de educação física que está atuando nessa
escola e realize uma entrevista a partir do questionário abaixo e transcreva as
respostas:
No desenvolvimento do trabalho
deverá constar as questões com as respectivas respostas transcritas.
1. Quais esportes de lutas e
artes marciais olímpicas e não olímpicas desenvolvidos na escola?
R: Judô e Boxe
2. Quais são as metodologias
para o desenvolvimento dessas modalidade?
Abordagem
Crítico-Emancipatória que rompe o modelo esportivistas e de aptidão física ou
seja aborda as transformações sociais, econômicas e políticas, propõe a
superação das contradições e injustiças sociais
e escolar refletindo sobre uma busca da possibilidade de ensinar os esportes
propondo uma transformação didática e pedagógica com relação a formação do aluno
/professor.
3. Como é a aceitação dos
alunos na prática da modalidade de lutas nas aulas de educação física e
principalmente o envolvimento de meninos e meninas?
R: Bom o ensino de lutas nas
minhas as aula de Educação Física são aceitas com relação do envolvimento dos
meninos e meninas com muita interação e participação O fato mais importante
está na forma como os professores devem ensinar as lutas na escola uma vez que
é esta ação didática que irá propiciar uma maior compreensão das lutas enquanto
manifestações da cultura corporal. A partir disso, permitir um processo de
ensino e aprendizagem muito mais significativo, coibindo situações de violência
e valorizando o respeito.
4. Qual é a estrutura e quais são os
materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento da modalidade de lutas?
R:
R: Através de práticas recreativas/ lúdicas,
da ajuda de um especialista, de vídeos, aula de campo, outras alternativas.
5. Quais são as principais
dificuldades encontradas para realização da modalidade lutas e artes marciais
nas aulas de educação física?
R: A escola não tem condições
físicas para tal aula e outras alternativas.
6. A respeito das capacidades
motoras, procure através de um questionamento ao professor, qual ou quais
capacidades motoras são mais relevantes e mais utilizadas na infância e
adolescência para as modalidades de lutas e artes marciais que ele trabalha na
escola (força, velocidade, resistência, flexibilidade ou coordenação).
Nas minhas as aulas levando em
conta o contexto histórico as capacidades motoras que utilizo são velocidade e
coordenação e etc.
UNOPAR VIRTUAL: Curso de
Educação Física – Licenciatura
https://sugestaodeideias.blogspot.com.br