SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCISCO DE JESUS CONCEIÇÃO DA SILVA;
IAGO PIMENTEL DOS SANTOS;
JOSENITO SILVA SANTANA;
VAGNER DIAS DOS SANTOS.
MÉTODOS
DE AVALIAÇÃO DIRECIONADO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
(Um Ato Avaliativo do
Professor de Educação Física).
Tucano/Ba
2017
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCISCO DE JESUS CONCEIÇÃO DA SILVA;
IAGO PIMENTEL DOS SANTOS;
JOSENITO SILVA SANTANA;
VAGNER DIAS DOS SANTOS.
MÉTODOS
DE AVALIAÇÃO DIRECIONADO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
(Um Ato Avaliativo do Professor de Educação Física).
Trabalho apresentado ao
Curso de Licenciatura em Educação Física (noturno) da UNOPAR - Universidade
Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na
disciplina de Metodologia Científica;
Medidas e Avaliação em Educação Física; Metodologia do Ensino da Natação;
Fundamentos do Treinamento Desportivo; Projeto de Pesquisa em Educação
Física; Seminário da Prática: Tópicos Especiais.
Orientadores: Mario Balvedi,
Márcio Teixeira, Thiago Camata, Túlio Bernardo Macedo, Alfano, Raphael
Gustavo Testa.
|
Tucano/Ba
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....1
2. DESENVOLVIMENTO.... 2
2.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR...................................................................................................................
2
2.2. CRIAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADO
NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA..................................................................................
6
2.3
FORMA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA DURANTE AS AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR..........................................................................10
3.0 COMCLUSÃO .......11
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........12
1.
INTRODUÇÃO
No decorrer de nossa vida, avaliamos e somos avaliados
diante da vida e das evidências encontradas no mundo a nossa volta. Submetemos
pessoas e somos submetidos a constantes averiguações que, na maioria das vezes,
norteiam nossas decisões, nossos desejos e sonhos. Segundo Bento (1987), a
avaliação se orienta em dois sentidos dominantes: definição do estado alcançado
e precisão dos planos. Isso implica uma análise temporal, ou seja, retornarmos
à questão do olhar: em que momento é identificado a ação avaliativa dentro do
contexto? Para uma compreensão não estagnada de avaliação, um redimensionamento
da noção de planejamento de intervenção merece ser refletido. Porém, se
transcendermos nossa abordagem para uma atitude reflexiva com relação ao
planejamento, podemos identificar que a interação construtiva entre o ato de
prever e a ação planejada redimensiona o processo. Isso torna o trajeto
dinâmico, “quebrando” a noção linear do próprio planejamento, pois depara com a
diluição dos resultados. Nessa perspectiva, a análise de Luckesi (1992, p.125)
pode clarear nossa visão: “a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta
necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que
planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação”.
Na Educação Física escolar a avaliação é, igualmente, um diagnóstico, portanto,
deve ter o intuito de detectar possíveis falhas no processo ensino
aprendizagem. Já para Luckesi (1998), o ato de avaliar tornou-se tão importante
que o processo pedagógico passou a girar em torno dos resultados; a avaliação
deve, assim, ser usada como instrumento fornecedor de informações
significativas para a aprendizagem do aluno, auxiliando-o no seu crescimento e
desenvolvimento; portanto, deve ser um ato amoroso.
Segundo o autor o Perrenoud (1999, p.
9) aborda a avaliação como sendo uma forma de “privilegiar um modo de estar em
aula e no mundo, valorizar formas e normas de excelência, definir um modelo,
aplicado e dócil para uns, imaginativo e autônomo para outro”. Sem o intuito de
questionarmos concepções pessoais e valorativas dos autores citados, assim,
podemos perceber que, nessas definições, a relação conceito-objetivo está
estabelecida na compreensão e assunção de uma realidade, que se compõe o
contexto da dimensão de mundo do avaliador e da ação política de um projeto
pedagógico.
2.
DESENVOLVIMENTO
2.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR.
A avaliação tem
que acontecer durante todo o processo de ensino a partir de atividades,
indagações durante as aulas, entre outros modelos de métodos. Na minha
concepção a avaliação além das atividades realizadas nas aulas de também há a
avaliação final do conteúdo, esta pode ter nota máxima de 10,0 e o mínimo para
aprovação ser 5.0. Porém o desfecho do processo é diferente, o professor não
está interessado em saber se o estudante decorou ou, não o, importante para
este docente é saber se este compreendeu o conteúdo. Se no momento da avaliação o educando não
atinge o esperado, é a partir do erro deste que o professor fará uma análise do
processo, dará a oportunidade para que o aluno perceba o que errou e usar essa
ação equivocada para refletir sobre e buscar novas soluções para o problema. De
acordo com o Macedo (2005, p. 104). “a função da avaliação não é apenas
observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajuda a interferir
ativamente em uma situação em curso ou que está sendo planejada”. Luckesi (2011, p. 29) ainda argumenta que:
O investimento necessário do sistema de ensino é para
que o educando aprenda e a avaliação está a serviço dessa tarefa. Os exames,
por serem classificatórios, não tem essa perspectiva: a sua função é de
sustentar a aprovação ou reprovação do educando [...].
Portanto é
necessário que nós educadores percebam e invistam mais na aprendizagem da
avaliação é claro o método avaliativo dentro dos padrões seguindo PPP – Projeto
político Pedagógico da escola. Avaliação
escolar na educação física é um instrumento do qual o professor utiliza para
averiguar o conhecimento que o aluno já possuí sobretudo determinado assunto ou
conteúdo, e também o construído durante as aulas de Educação Física.
O professor
verifica se está ou não havendo aprendizagem. Para tanto, há três tipos de
avaliação que podem ser utilizadas, estas são: avaliação diagnóstica, avaliação
formativa e avaliação somativa. Nestas dimensões nós apresentaremos a
conceituação destas, em seguida as três formas de utilização dos resultados
mencionados pelo Luckesi (2011).
Avaliação diagnóstica é a avaliação
realizada antes de o professor abordar um determinado, contudo. Ela também
possibilita ao docente saber o real conhecimento que os educadores possuem
sobre este assunto e assim adequar a sua intervenção com instrumentos de
apreensão.
Avaliação formativa é avaliação
realizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem de um determinado
conteúdo.
Avaliação somativa é avaliação
realizada ao final do ensino de um determinado conteúdo, no sistema
escolarização são ou não mais utilizada, porém tal forma de avaliação relega o
conhecimento inicial e também o processo ocorrido. De acordo com nossa
concepção sabemos que avaliação não resolve os problemas de aprendizagem ela
identificada se os resultados são ou não satisfatórios. A avaliação escolar
deve ser extraída do Projeto Político Pedagógico da escola, pois é nele que
será definido o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Em relação à disciplina Educação Física, a
avaliação deve ser enfocada no sentido de verificar se os alunos construíram e
reconstruíram conhecimentos, promoveram a interação entre o fazer e o saber
fazer, reflexões sobre o seu corpo e possibilidades de movimentos. Sendo assim,
a avaliação na Educação Física tem um caráter no processo reflexivo como
sujeitos do seu próprio desenvolvimento, inseridos no contexto de sua realidade
social, em relação à motricidade nas aulas e em construção do seu próprio conhecimento.
Segundo a LDB 9394/96, artigo 1. A educação deve compreender os processos
formativos constituintes na vida social, no meio em que vive, em seu trabalho e
em diversas manifestações culturais presentes na sociedade. De acordo com
Bausas Junior (2010), a concepção mais atual de avaliação em educação abarca o
processo e não apenas os resultados finais. A atribuição da nota poderá ser
feita com base nos resultados obtidos em diversos tipos de exercício, em
trabalhos e provas escritos e na elaboração de um Projeto.
A avaliação nas aulas de
Educação Física deve ser diversificada, instruindo o aluno a vivenciar as
atividades propostas pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e pelo
Projeto Político Pedagógico da escola a uma compreensão maior das suas habilidades
motoras e de sua prática corporal. A avaliação, nesse contexto, tem uma função
quantitativa e qualitativa. Quantitativa quando são usadas informações
numéricas obtidas através de testes e provas, já a qualitativa tem como
objetivo obter informações, a partir de observações com bases documentadas,
diálogos, discursos, atitudes e gestos observados pelo professor. Sendo assim,
a avaliação quantitativa não pode ser considerada sem a qualitativa, pois uma
complementa a outra. De acordo com os PCNs (BRASIL, 2001), a avaliação na
Educação Física Escolar deve superar os aspectos biofisiológicos, sendo que a
avaliação integral do aluno é priorizada, buscando verificar os avanços nas
dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais. Desvendar o paradigma de
uma avaliação na aula de Educação Física, requer conhecimento mútuo, sobre
estruturas físicas, psíquicas, motoras e principalmente sociais, de maneira que
a partir desse conhecimento e respeitando as diferenças individuais o professor
designará um melhor método a ser avaliado. A metodologia o estudo se
caracteriza como uma pesquisa exploratória.
Os processos avaliativos incluem
aspectos informais e formais, concretizados em observação
sistemática/assistemática e anotações sobre o interesse, participação e
capacidade de cooperação do aluno, auto avaliação, trabalhos e provas escritas,
testes para avaliação qualitativa e quantitativa de habilidades e capacidades
físicas, resolução de situações problemáticas propostas pelo professor,
elaboração e apresentação de coreografias de dança, exercícios ginásticos ou
táticas de esportes coletivos, etc. Evidentemente, os instrumentos e exigências
da avaliação deverão estar em sintonia com o nível de desenvolvimento dos
alunos e o conteúdo efetivamente ministrado. É necessário que a avaliação
inclua, ao longo do ano, várias dessas estratégias. É importante informar ao
aluno quais são os momentos de avaliação formal, e quais aspectos serão
avaliados e transformados em conceito. Por achar que a avaliação é de suma importância
para a educação escolar, o professor precisa usar de todos os métodos
avaliativos (qualitativo e quantitativo) para favorecer a aprendizagem dos
educandos. Nesse processo, vários questionários devem ser feitos, Para quê avaliar? Segundo
Luckesi (1986) e Enguita (1989):
“A avaliação tem duas funções básicas:
diagnóstica, para detectar o estágio de desenvolvimento e aprendizagem do aluno
a fim de extrair consequências para o próprio processo de ensino e, portanto,
avaliá-lo; e classificatória, para hierarquizar os alunos, e servir também como
um dos critérios de promoção. Contudo, é preciso atentar para que essas funções
não escondam pura e simplesmente uma intenção de controle sobre os alunos
(Gimeno, 1988).
A avaliação pode ser definida como um julgamento de valor,
que se baseia em dados relevantes para a tomada de decisões (Luckesi, 1978;
Gimeno, 1988).
“A
atribuição de conceitos implica um julgamento da qualidade do trabalho dos
alunos, que se dá por meio de informações sobre eles, e da percepção genérica
sobre o seu desempenho global. A metodologia de ensino adotada pelo professor é
determinante, em grande parte, dos indícios selecionados pelo professor como
relevantes para, por meio deles, chegar a um julgamento. A mediação, que
transforma as informações disponíveis (geralmente condutas ou trabalho
materialmente observável) em conceito bimestral, é um processo
cognitivo-profissional peculiar a cada professor, cujos critérios são de
difícil explicitação, porque envolvem crenças e valores”. (Gimeno, 1988).
O professor de Educação Física que é o dono de uma condição
privilegiada para avaliar por critérios informais e formais, pois o interesse,
capacidade geral e comportamento do aluno tornam-se muito evidentes nas
situações de aula, pela natureza de seus conteúdos e estratégias. Por isso,
esses critérios são comumente usados na Educação Física para a atribuição do
conceito. Ser capaz dessa reflexão é talvez mais importante do que dominar
instrumentos técnicos de medida sofisticados, porém no mais das vezes,
irrealizáveis na prática. Uma certa formalidade pode ser agregada a esses
critérios mediante a utilização de fichas de observação ou anotações
assistemáticas. Por isso, esses critérios são comumente usados na Educação
Física para a atribuição do conceito. Quanto ao que avaliar, especialistas em
avaliação apontam que os professores utilizam critérios informais para avaliar
seus alunos como interesse, capacidade geral, comportamento, qualidade e
limpeza do trabalho, etc. (Enguita, 1989).
“Especialmente, o professor é influenciado
pelo comportamento do aluno, medido pelos parâmetros das exigências da
instituição, e da necessidade de manter a ordem da classe. Por isso, recomenda
se que se especifique a que se refere o conceito – separando o que é cognitivo
do que é não, cognitivo”.
No que se
refere ao planejamento da ação avaliativa, Kiss (1987) apresenta uma sequência
que considera fundamental para operacionalização de uma avaliação pode se compreender que
a avaliação, por mais estratificada que seja, compõe-se não somente de um
universo técnico é necessário. Um aspecto essencial é reconhecer que os valores
que sustentam as formas de educação, as quais congregam os estilos de
avaliação, explicitam as atribuições de um projeto político-pedagógico.
2.2. CRIAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
O
futebol no Brasil proporciona vários benefícios e transtornos principalmente na
área da educação física onde normalmente é solicitado, fato esse consolidado
com a importância que o mesmo possui em nosso país. Além da grande obsessão que
nossos alunos do Ensino Fundamental II tem por ser tornar um grande jogador de
futebol, sonhando com fama e dinheiro. Fazendo que o tema tenha um grande papel
nas aulas de Educação Física Escolar, devido a influência e a importância
social que tema tem com os futuros cidadãs de nosso país. O futebol é um
esporte mundialmente popular e extremamente apaixonante, possui várias
histórias sobre seu surgimento na sociedade, a partir de uma extensa pesquisa
foi possível verificar vários relatos sobre sua origem.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p. 36)
propõem que as relações que se estabelecem entre Saúde e Educação Física são
perceptíveis ao se considerar a similaridade de objetos de conhecimento
envolvidos e relevantes em ambas as abordagens. Dessa forma, a preocupação e a
responsabilidade na valorização de conhecimentos relativos à construção da
auto-estima e da identidade pessoal, ao cuidado do corpo, à consecução de
amplitudes gestuais, à valorização dos vínculos afetivos e a negociação de
atitudes e todas as implicações relativas à saúde da coletividade, são
compartilhadas e constituem um campo de interação na atuação escolar. A aprendizagem consiste
na alteração de um comportamento em que o indivíduo se encontra no espaço ou na
escola principalmente nas aulas de Educação Física.
No contexto
da modalidade esportiva coletiva o futebol, sempre implica tanto em mudanças
nos aspectos motores quanto em aspectos cognitivos do desempenho durante a
realização das atividades trabalhadas pelo o professor faz durante seus alunos
nas aulas Educação Física. Com isso, o desempenho esportivo, nessa modalidade,
é colocado em prática num ambiente aberto sob várias condições de coletividade,
por esta característica do jogo podemos citar o jogo da queimada maluca que
pode ser trabalhado no ambiente escolar com intuito e é considerada um processo
de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento motor e cognitivo.
Para
uma avaliação adequada no futebol devemos ter critério apurado na escolha dos
testes a serem aplicados, buscando pelos que tem relação direta com a
especificidade da modalidade e a motivação estimulada pelo avaliador deve ser
constante (SANTI MARIA & CAMPEIZ, 2013). O Futebol exige força, velocidade,
agilidade e uma ótima capacidade de realizar atividades em alta intensidade com
pouca recuperação entre as ações do jogo, além de uma composição corporal que
permite o alto rendimento (SANTI MARIA & CAMPEIZ, 2013). No processo de
ensino-aprendizagem no futebol escolhemos método avaliativo diagnóstico porque
visa em colocar o aluno diante da própria experiência já vivida ou vai
presenciar sendo assim no ponto de. Assim a combinação desse método avaliativo parece
ser a forma apropriada, tendo como ponto crucial o momento que deve ser
introduzido um determinado tipo de atividade a ser trabalhada com os alunos do
ensino fundamental II.
Na
realização deste estudo a faixa etária para ingressar a modalidade futebol
sendo adequado do ensino fundamental por que no estudo
de Berleze (1998), com crianças de 8-10 anos, em relação à preferência dos
motivos para a prática de atividades motoras na escola, para o sexo feminino os
mais citados foram de ordem interna, relacionados ao ego, onde o divertimento e
a distração ser os mais relevantes para este grupo, e para o sexo masculino
foram de ordem relacionada com a tarefa, onde o prazer pela realização do
movimento, o gosto pelo esporte e a aprendizagem de movimentos novos foram os
mais relevantes, estes achados corroboram com os encontrados no presente
estudo.
Busca também, principalmente, do divertimento, da alegria e
do prazer; a criança se preocupa muito com a sua saúde, portanto, ela vai à
busca de um hábito de vida saudável para adquirir ou manter mais saúde, força e
desenvolver um bom preparo físico; a criança também quer aprender e aprimorar
novas técnicas e habilidades esportivas; ela vai ao encontro de seus amigos e,
também, no intuito de fazer novas amizades; gosta de participar
e fazer parte de um grupo esportivo é nesta fase que o alunos desenvolve suas habilidades motoras
e cognitivas dentro do contexto escolar sendo assim possível trabalhar com
Modalidade esportiva Futebol sendo assim Weinberg
e Gould (2001) relatam que a amizade é para as crianças um motivo importante,
quando relacionado à prática esportiva.
Avaliação
diagnóstica na modalidade esportiva e o futebol
A
avaliação diagnóstica é consistente na utilização de toda complexidade e
dinâmica do conteúdo já aprendido pelo menos o conceito. Nada mais é do que uma análise dos pontos fortes e
fracos do indivíduo ou da turma, em relação a um a determinada
característica. Esse tipo de
avaliação, comumente efetuado no início do cronograma, ajuda o
profissional a calcular as
necessidades dos indivíduos e,
elaborar o seu planejamento de
atividades, tendo como
base essas características o u,
então, a dividir a turma e m grupos (homogêneos o u heterogêneos) visando
facilitar o processo de
assimilação da tarefa proposta. A estrutura de ensino proposta pelo modelo de avaliação e
de aprendizagem de determinados fundamentos investe no desenvolvimento do jogo
como um todo através da capacidade de descoberta pelos conhecimentos já
adquirido.
A
avaliação diagnóstica nesta modalidade esportiva deve ocorrer em diversas
etapas, tendo característica de diagnóstico, identificando os pontos positivos
e negativos de cada aluno. Já que permite a participação de todos os elementos
envolvidos, como o movimento, a reação, percepção, ritmo e outros a motivação.
Nessa visão, avaliação diagnóstica é visto como descobrir o que os alunos já
sabe sobre o determinado conteúdo, tema e modalidade esportiva, isto é, o
ensino do jogo formal complemente já o professor deve estar atento para
a realização correta de uma atividade e também como um aluno e o grupo formam
equipes, montam um projeto e agem cooperativamente durante a aula avaliar os
alunos quanto a participação, cooperação e competição.
Avaliar quais atitudes individuais e coletivas estão acontecendo
nas aulas durante a realização do jogo a queimada maluca. Na nossa concepção
como acadêmico e futuros professores de Educação Física este jogo. A prática
esportiva do futebol é iniciada antes mesmo de haver contato com a escola. As
crianças se deixam influenciar pelo gosto dos pais, jogam futebol quando
crianças, brincam e se divertem antes mesmo de conhecer regras e atitudes que
se deve ter em campo. Iniciar esportivamente uma criança no futebol, não
significa ensiná-la a chutar, a fazer gols e a correr. Significa incentivá-la a
saber trabalhar em equipe, ter disciplina, conhecer as regras do jogo e
respeitá-las. Além de ensinar conceitos sobre o jogo, a prática do futebol a
prepara para a vida. Enquanto pensa-se que é uma atividade lúdica, a criança
aprende vários conceitos que usará para toda a sua vida nas aulas de iniciação
esportiva.
2.3 FORMA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO
CONTEXTO ESCOLAR.
ENTREVISTA 1 COM O PROFESSRO REGENTE:
1º
Qual é o método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
R: O método que utilizo é o processual feito
diariamente nas aulas sejam práticas ou teóricas. Eu trabalho com 4
instrumentos de avaliação, geralmente 2 avaliações escritas, 1 prática e 1 com
um cunho mais qualitativo.
2º O
método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição
escolar?
R: Na escola que ensino nós temos um cuidado
que eu considero extremamente importante para um ensino de qualidade, no início
de cada etapa explico para os alunos quais são os instrumentos de avaliação que
serão aplicados no decorrer do ano letivo. Cada faixa etária tem seu nível de
aprendizagem para a iniciação esportiva e é necessário que o professor adeque
seu método de acordo com a série e com o nível de aptidão dos seus alunos.
3º
Após, aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise,
por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados
para pautar suas ações na elaboração da aula?
R: Obviamente que a análise de dados é
fundamental não só para o professor, mas também para a direção da escola e
coordenadores para que eles possam ter um embasamento para cada reunião que for
oferecida, discutindo melhorias e resoluções de problemas. Os dados são analisados
durante todo o ano letivo através da avaliação diagnóstica e o uso da
metodologia sistêmica através de números, gráficos, fichas individuais, para
que possamos analisar o desenvolvimento dos alunos.
ENTREVISTA 2 COM O PROFESSRO REGENTE
1º
Qual o método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
R: Os
instrumentos avaliativos devem ser os mais diversificados possíveis. Entre eles
podemos citar: provas, pesquisas, apresentação, auto avaliativo, ficha de
registro.
2º O
método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição
escolar?
R: Sim
3º
Após, aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise,
por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados
para pautar suas ações na elaboração da aula?
R: Sim. Instrumentos de avaliação devem ser
diversificados para que não haja a supervalorização do desempenho dos alunos
nas atividades que exigem habilidades motoras. A concepção de acumulação abarca
o processo e não apenas os resultados finais.
Segundo
Mendes et al. (2007) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº
9.394/96, propõe no seu artigo 24 um modelo de avaliação escolar com caráter
contínuo e cumulativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos e dos resultados adquiridos ao longo do período sobre as
eventuais provas finais. Assim como os demais componentes curriculares, a
avaliação em Educação Física tem suas características e dificuldades na
concepção nossa, o professor preocupa-se em transmitir conhecimentos ao aluno,
que por sua vez aprende de forma passiva; através de uma prova atribui-se ao
aluno uma nota fria verificando apenas habilidades cognitivas sendo que temos
que analisar as habilidades motoras. A
avaliação contínua e processual e diária é vantajosa porque permite
ao professor acompanhar todo o desenvolvimento dos seus alunos e porque ele, ao
fazer esse acompanhamento, terá de anotar todas as observações feitas sobre a
sua turma, obtendo, ao final do ano, um relatório completo. Assim, se alguém tiver uma certa dificuldade no início da aula e, ao
final, conseguir um pequeno crescimento, o objetivo dessa aula para ele será
considerado atingido. Já que avaliação nas aulas de educação física é um dos
momentos essencial no processo de ensino e de aprendizagem, que não pode estar
desvinculado dos outros aspectos que a integram.
Para Luckessi (1999), avaliar
é realizar o julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade,
tendo em vista uma tomada de decisão. Na disciplina de educação física
envolvendo os método de ensino aprendizagem e avaliativo podemos observar que a
avaliação deve ter caráter significativo dentro do contexto faixa etária dos
alunos e como deve ser trabalhado os conteúdos qual método a ser aplicado nas
aulas de educação física como objetivo de verificar se o aluno construiu,
reconstruiu e relaciona e aprendeu
conhecimentos, se promoveu a interação entre o fazer e o saber fazer, seus
feitos e efeitos com relação e coordenação motora.
3.
CONCLUSÃO
As narrativas dos autores pesquisados e colaboradoras
deste estudo não apenas forneceram possibilidades de avaliar as aulas de
Educação Física, mas de questionarmos o próprio estatuto epistemológico de que
trata essa disciplina. Sinalizam, com isso, a necessidade da Educação Física,
como componente curricular, avaliar o processo ensino e aprendizagem e se
avaliar, privilegiando o fazer com ao invés do falar de e escrever sobre.
De maneira colaborativa e co-participativa, são esses
instrumentos favorecem o processo de reflexão sobre e para a ação, permitindo
uma análise da realidade, bem como a projeção de novas ações centradas no
ensino e na aprendizagem. Fornecem indícios do modo como os praticantes se
apropriam dos saberes escolares com a modalidade esportiva que escolhemos.
As análises avaliativas abordadas neste estudo
reforçam a necessidade de avaliar o aluno diante das aulas de educação física
com o intuito de dar visibilidade às práticas avaliativas de avaliador, uma vez
que elas podem projetar a contribuição da Educação Física na escola, o que se
ensina e se aprende, o que se aprende com o que se ensina, bem como os
objetivos que constituem as práticas pedagógicas dos professores e as
apropriações realizadas pelos alunos na relação com o saber.
Observou-se que apesar a avaliação na educação física
escolar promove uma observação quanto a aplicação dos conteúdos, tema e
atividades e que acarreta no fato de estabelecer objetivos, conteúdos,
metodologia e avaliação diferenciados ao decorrer da aula. Para que tal
conhecimento possa ocorrer é de suma importância que o professor de Educação
Física sempre esteja se capacitando e procurando observar sua importância no
processo avaliação.
4.
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